sábado, 10 de julho de 2010

5O ANOS SEMINÁRIO DIOCESANO NSA SRA DE FÁTIMA





O Seminário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, também chamado de Seminário Menor, pois lá se encontram os seminaristas do Ensino Médio, deu lugar ao então Seminário Menor Nossa Senhora da Salete, situado em Salete.
Seminário Menor em Salete
O Seminário de Salete iniciou suas atividades em 1945, no último domingo de setembro, com a bênção da pedra fundamental, do novo Seminário da Diocese de Joinville. A construção iniciou em 1946 com o Pe. Bernardo Fuechter e Pe. Clemente Kampmann.
Em junho de 1949 realizou-se a Bênção inaugural, presidida por Dom Frei Inácio de Ribeirão Preto, bispo coadjutor de Joinville.
Seminário Menor em Taió
No dia 28 de maio de 1958 os Presbíteros reunidos em Lontras decidiram a construção do Seminário em Taió. Pe. Tito Buss, 1º Reitor, coordenou os trabalhos da construção do novo seminário e os senhores João Leite e Herbert Knopp encarregados da obra.
Em fevereiro de 1959 teve início a construção. A meta era ultimar a obra em julho de 1960.
Primeiros dias do novo Seminário
No final de julho, após as férias, chegavam os seminaristas para o convívio na nova casa.
Os padres Tito Buss, Tarcísio Marchiori, Aníbal Círico, Hilário Ferla, Lino Vier e Higino Rohden compunham a primeira equipe de formadores.
No dia 16 de agosto, num quarto improvisado, Pe. Tito rezava a primeira missa concelebrada pelo Pe. Higinio Rohden, mais os seminaristas Eraldo Pereira, Miguel Machado e Vitor Tomelim.
No dia 09 de agosto de 1961 era rezada a primeira missa já na Capela definitiva.
Outros Orintadores do Seminário
Em 1962, a partir de agosto a direção do Seminário estava sob a orientação Pe. Francisco Krocker, Reitor, e os Pes. Ary Fontanive, Higino Rohden, Lino Vier e Henrique Kestring.
Em 1964 assum a direção do Seminário o Pe. Irineu Lückmann auxiliado plos Pes. Henrique Kestring, Lino Anderle e Ary Fontanive.
Em 1965 o seminário acolhia 110 (cento e dez) seminaristas.
Em 1966 o Reitor é o Pe. Lino Anderle, auxiliado pelo Pe. Henrique kestring.
1974 – Pe. Antonio Possamai
1985 – Pe. Evaristo Borgert
1989 – Pe. Tiago Heinzein
1991 – Pe. Lourival Lunelli
1993 – Pe. José Francisco Krug
1995 – Pe. Marino Loffi, tendo como auxiliar o seminarista Amarildo Bambinetti .
1996 – Pe. Amarildo Bambinetti auxiliado pelo Pe. Osmar Debatin em de 2004.
2005 – Pe. Osmar Debatin, Reitor e Pe.Tiago Heinzen Orientador Espiritual.
2007 – Pe. Valdelcir Toretti passa a ser o Reitor do Seminário
Seminaristas que passaram pelo Seminário de Taió e que ficaram padres: Luiz Fachini, Genésio Vargas, Evaristo Borgert, Marino Loffi, Antonio Possamai, Alírio Vicenzi, José Francisco Krug, Raul Kestring, Auri de Oliveira, Lourival Lunelli, René W. Gesser, Maurício Visentainer, Valdecir Rocha de Alcântara, Amarildo Bambinetti, Amarildo Bertoldi, Osmar Debatin e Ademir Elias.
Formação
Desde longa data os seminaristas freqüentam o Ensino Médio no Colégio Estadual Luis Bértoli, e no Seminário recebem aulas complementares de português, música e liturgia.
Faz parte da formação as tradicionais dimensões da formação: a afetiva, a espiritual e comunitária, a intelectual e pastoral.







Um comentário:

  1. Airton Oechsler Seminarista de 1978 a 1981 Ótimas lembranças, grandes amigos.

    ResponderExcluir